Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Gare do Oriente, Médio

Dois arquitectos portugueses emigram para o Reino da Arábia Saudita. Um escreve (às vezes também esquiça), outro fotografa.

Gare do Oriente, Médio

Dois arquitectos portugueses emigram para o Reino da Arábia Saudita. Um escreve (às vezes também esquiça), outro fotografa.

31 Mar, 2021

O ACIDENTE II

2020, Dezembro 13 Primeira deslocação à Mooror (segunda, se contarmos com a de sexta), com o driver da empresa, que acumula como tradutor. Caso não tenham lido o primeiro capítulo, Mooror é a Brigada de Trânsito. O escritório onde a polícia trata deste assunto parece ter sido montado nos anos 80 (parto do princípio que pessoas que ainda lêem blogues se lembram de como eram os escritórios dos anos 80), e por aí se ficou. Há 4 secretárias de madeira escura, um conjunto de 3 (...)
26 Mar, 2021

Heet Cave

Quando cheguei à Arábia Saudita, o Instagram não era o portento dos nossos dias e o turismo não era ainda o "El Dorado" de uma geração. No entanto a Heet Cave era já um local conhecido entre todos e destino regular de alguns passeios de fim de semana. Sem razão específica a curiosidade ainda não me tinha despertado para uma visita, mas ao fim de 5 anos, as novidades começam a faltar e daí a visita aconteceu. De alguma forma foi aquilo que eu esperava, um buraco com água no (...)
10 Mar, 2021

O ACIDENTE I

2020, Dezembro 11 Estava uma manhã fresquinha e agradável, a caminho do aeroporto internacional de Jazan. Destino: Riade, jantar de Natal da Aspas (Associação dos Portugueses na Arábia Saudita). Previa-se vinho e bacalhau. E é neste estado de espírito que cubro os 85km entre a JCPDI (cidade de Jazan para indústrias primárias e secundárias), a via rápida desemboca na M55 (Jazan/Jeddah) duas faixas em cada sentido, e desfaz-se no interior da cidade. A chegada é assinalada por um (...)
09 Mar, 2021

O PRIMEIRO

Há que começar por algum lado, a Heet Cave é um sítio tão bom como qualquer outro. A parte das letras descreve, em vários episódios, como ser resolvem acidentes de trânsito no Reino da Arábia Saudita. E percebe-se a origem de alguns atavismos em Portugal. Isto anda tudo ligado